Automação de Piezômetro Casagrande

Leitura manual com sensor de nível d’água - Pio Elétrico

Atualmente o nível da coluna d’água do piezômetro Casagrande na maioria dos casos é obtida através de um sensor portátil, chamado de Pio Elétrico. Esse sensor possui uma régua graduada e, quando inserido no tubo guia e em contato com a água acumulada no fundo do piezômetro, gera um sinal sonoro e luminoso. A partir da leitura da régua graduada, pode-se determinar a profundidade da água em relação ao topo do tubo e, consequentemente, a altura da coluna d’água internamente.

O problema

Esse método, apesar de ainda muito utilizado, apresenta algumas desvantagens tais como a necessidade de ir até o local para realização da medição, não possibilidade de garantir e conferir se a medição foi realizada de maneira adequada, medição incorreta e impossibilidade de realizar uma medição periódica, de hora em hora.

Solução da Auro Tecnologia

Para contornar os problemas apresentados acima, é indicado a instalação de um piezômetro elétrico no tubo. Dentre os diversos modelos de piezômetros elétricos, os mais utilizados, por conta de sua robustez, precisão, custo e baixa manutenção são os piezômetros do tipo corda vibrante.
A Auro Tecnologia possui 3 soluções para o monitoramento de piezômetro Casagrande. Todas as opções possuem suas características e dependem da aplicação para a sua indicação.
A instalação do piezômetro elétrico é simples e não necessita de equipamentos específicos para realizá-la. A operação consiste em apenas inserir o piezômetro elétrico diretamente até o fundo do tubo guia.

Opções de Medição

Manual

Medição utilizando a Unidade Leitora VW10.
A função Datalogger garante uma leitura precisa e eficiente.

Automática Sem Transmissão

Nesse modelo, é realizada a medição periódica porém não ocorre a transmissão dos dados. É indicado a utilização do Datalogger SIRIUS.

Automática Com Transmissão

No modelo mais completo, é realizada a medição periódica com transmissão dos dados automaticamente. É indicado a utilização do Datalogger SIRIUS.