Automatização da Instrumentação de Auscultação de Barragem

Auscultação

É o conjunto de métodos de observação do comportamento de uma determinada obra de engenharia, com o objetivo de controlar as suas condições de segurança, comprovar a validade das hipóteses e dos métodos de cálculo utilizados no projeto, verificar a necessidade da utilização de medidas corretivas dentre outras ações.
Nos projetos mais modernos atualmente são utilizados sensores do tipo corda-vibrante. Esses instrumentos são robustos, precisos e possuem várias vantagens quando comparados com outras alternativas de medição.

Problema

Devido a distância entre a localização dos instrumentos, o monitoramento desses sensores via cabo torna a solução muito cara e complexa. Além disso, a ausência de sinal de celular nos locais dificulta a transmissão dos dados.

Solução da Auro Tecnologia

A Auro possui várias soluções para viabilizar a automatização dos instrumentos de auscultação de barragens. São coletores de dados precisos, robustos e adequados ao ambiente encontrado nesses locais. Os dataloggers da linha AS possuem bateria interna de longa duração e transmitem os dados via uma rede de rádio livre de licença, reduzindo o custo do monitoramento.

Confira abaixo os equipamentos da Auro para a solução

1 Sensor com Transmissão Aurostar

Utilize o Datalogger SIRIUS para monitorar um sensor de corda vibrante e transmita com a rede AuroStar.

4 sensores com Transmissão Aurostar

Utilize o Datalogger SIRIUS para monitorar até 4 sensores e transmita com a rede AuroStar.

16 Sensores com Transmissão Ethernet

Utilize o Datalogger VEGA para monitorar até 16 sensor de corda vibrante e transmita com Ethernet.