Encostas e Taludes
Encostas e taludes são formações geológicas comuns em muitas paisagens naturais. Uma encosta é uma superfície inclinada de uma colina, montanha ou outro terreno, enquanto um talude é uma superfície vertical ou quase vertical criada por escavações em corte ou por processos naturais como deslizamentos de terra.
Essas características podem ser encontradas em áreas urbanas e rurais, e podem representar riscos significativos para a segurança das pessoas e das estruturas próximas a elas. Em áreas urbanas, encostas e taludes são frequentemente afetados por atividades humanas como a construção de edifícios, estradas e outras infraestruturas.
Quando as encostas e taludes são instáveis, há um risco de deslizamentos de terra e desmoronamentos que podem causar danos significativos às estruturas próximas e colocar a vida das pessoas em risco. Por esta razão, é importante que as autoridades locais e os proprietários de terrenos tomem medidas para garantir a estabilidade dessas características geológicas.
Algumas das medidas que podem ser tomadas para garantir a estabilidade de encostas e taludes incluem a instalação de sistemas de drenagem para reduzir a quantidade de água no solo, a construção de muros de contenção para evitar deslizamentos de terra e a remoção de árvores e outras vegetações que possam enfraquecer o solo.
O monitoramento de deslocamentos do solo, bem como precipitação e poropressão são fundamentais para identificar condições de risco nesse tipo de formação.
A Auro realiza a automatização de sensores para monitoramento geotécnico de comportamento e integridade de estruturas e maciços, permitindo a identificação de deslizamentos iminentes e a tomada de ações preventivas.